sábado, 15 de outubro de 2011

Curso Cidadania e Identidades Negras 2010 - Professores Participantes

Prof. Dr. Luis Tomas Domingos
Coordenador Geral Prof. Dr.Wadeci Ferreira Chagas






Profª.Drª Patrícia Cristina de Aragão Araújo
Profª.Drª Mª Lindaci Gomes de Souza

Prof. Ms. Wollace Ferreira de Souza
Profª. Ms.Ivonildes da Silva Fonseca

Profª. DrªRosilda Alves Bezerra

O CURSO CIDADANIA E IDENTIDADES NEGRAS NAS ESCOLAS: a implantação dos conteúdos de história, cultura, afrobrasileira e africana no currículo escolar.
O convênio de parceria entre a UEPB - Centro de Humanidades - Campus de Guarabira e Prefeitura Municipal de Alagoa -Secretaria da Educação possibilitou a realização do curso, e se constitui num compromisso político-social e étnico do grupo envolvido que acredita que possibilitando aos profissionais da educação básica o acesso aos conteúdos de história e cultura afrobrasileira e africana estão formando agentes de transformação e de combate ao racismo.

 Curso de Cidadania e Identidades Negras nas Escolas foi composto por quatro módulos: Módulo I - História da África e das Populações Negras no Brasil; Módulo II - Culturas Afrobrasileiras; Módulo III - Religião e Religiosidade Afrobrasileiras e Módulo IV -Literaturas Afrobrasileiras.
Duração do Curso: Abril a Dezembro de 2010.
Objetivo do Curso: Capacitar professores (as), gestores (as) e pessoal técnico e pedagógico com atuação na educação básica da rede pública municipal de Alagoa Grande a trabalhar com a educação das relações étnicorraciais e implantar no currículo escolar os conteúdos de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.

Número de Pessoas Atendidas - Diretamente foram atendidas 109 professores, os quais concluiram o curso, mas indiretamente foram atendidas 3.273 estudantes da educação básica, que através dos docentes passaram a ter acesso aos conteúdos de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário