terça-feira, 8 de novembro de 2011

Curso de Cidadania e Identidades Negras nas Escolas 2010

Módulo  I
História da África e das populações negras no Brasil 





 Neste módulo os professores cursistas adquiriram o conhecimento, passando a compreender a História da África e das populações negras no Brasil. Na escola como em toda a sociedade brasileira, as diferenças étnico-culturais não são respeitas, é um ambiente em que os preconceitos e práticas racistas são muitas vezes difundidos, mostrando um racismo velado.
De acordo com Ruth Martins Valentim e José Licínio Backes  “a sociedade traz consigo de forma muitas vezes velada, os anacrônicos malefícios do racismo, que têm provocado disparidades sociais nas quais os índices mais baixo têm sido destinados aos negros comparados aos brancos. É oportuno observar que o modelo econômico social existente tem sido muito injusto com a população menos favorecida economicamente e que em grande parte dentre os mais alijados encontram-se os negros”.
A educação voltada para as relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro- brasileira e africana promove a igualdade étnico – racial/social e a não discriminação das pessoas negras.
E no futuro os negros participarão de forma efetiva em condição de igualdade com as outras pessoas, no acesso as universidades, a cargos e funções em todos os setores da sociedade.
A Lei Federal 10.639 estabelece nos currículos escolares uma nova abordagem da história africana e dos escravizados, quando busca apresentar e investigar uma história que não foi contada, estudada, e que quando as vezes, esta foi mencionada, foi vista sob uma ótica eurocêntrica.



Módulo II
Religião e Religiosidades Afro-brasileiras
Profª.Msª. Ivonildes da Silva Fonseca/Prof.Ms.Wollace Ferreira de Souza









Neste módulo foi debatido o conteúdo de Religião e Religiosidade Afro-brasileira e afro- indígena. Segundo depoimentos dos professores o módulo ajudou na desconstrução dos preconceitos da religião e religiosidade.
 Neste módulo foi observada certa resistência por parte dos cursista o que não tem explicação já que a religião Afro – brasileira e afro – indígena  é a prática de uma doutrina baseada em valores de Paz, Justiça, Amor fraterno e Sacralização da vida" ( Babalawo Ivanir dos Santos).
As religiões dos bantos, iorubas e fons são religiões de culto aos ancestrais, que se fundem nas famílias e suas linhagens. (Reginaldo Prandi, Revista USP, São Paulo (28): 64-83, Dezembro/ 95/96. )
            Elas podem ser trabalhadas com músicas já que são cantadas na MPB como por exemplo citamos “Em 1964, através da TV Excelsior Elis Regina canta “Arrastão” de Ruy Guerra e Edu Lobo: “Eh, meu irmão me traz Iemanjá pra mim/Nunca jamais se viu tanto peixe assim...”, “O Canto de Ossanha” de Vinicius e Baden.   
O que também facilita a introdução da Religião e Religiosidade afro - brasileira e afro – indígena é o conhecimento das lendas sobre as entidades religiosas do catolicismo e os mitos sobre as entidades africanas ou indígenas.


Módulo III
Culturas Afro-brasileiras

Profª. Drª.  Patrícia Cristina de A Araújo/ Profª. Drª.  Maria Lindaci Gomes de Souza









Neste módulo ocorreu uma análise sobre as culturas afro-brasileiras a partir da  sua importância no ensino no fundamental. Possibilitando a compreensão da diversidade afro – brasileira como patrimônio histórico-cultural nacional que contribuiram na organização de uma educação patrimonial das relações etnicorraciais.
Segundo Roque de Barros Laraia, a palavra cultura tem origem com o termo germânico Kultur, o qual simbolizava todos os aspectos espirituais de uma comunidade e, o termo francês, civilization, era utilizado para referir às realizações materiais de um povo.
De acordo com o plano de desenvolvimento do módulo elaborado pelas Profª.Patrícia e a Profª.Lindaci foi abordado a religiosidade, a dança, a culinária, a matriz africana na cultura brasileira, o mito da democracia brasileira, o preconceito racial a moda brasileira, a cultura negra no espaço urbano e rural.
Segundo depoimentos de professores cursistas ocorreu uma modificação da maneira de como era vista as culturas afro – brasileiras sempre de forma folclorizada, valorizando se o europeu como detentor  de uma“culturasuperior e civilizada”.

Módulo IV
Literaturas Africanas e Afro-brasileiras
Profª. Drª Rosilda Alves Bezerra





De acordo com os professores o módulo mostrou que a literatura pode ser veículo de promoção da igualdade étnico-racial na escola e  através da leitura podemos fazer a seleção de texto que levem a construção de espaços voltados a equidade social e étnico – racial.
Os professores foram habilitados a compreender as questões relacionadas à diversidade etnicorracial e lidar positivamente com elas criando estratégias pedagógicas que possam auxiliar os alunos na construção do saber acerca da história e cultura afro-brasileiras e africanas e desconstruindo preconceitos. 



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