domingo, 4 de outubro de 2015

SEQUENCIA DIDÁTICA

OBJETIVOS:
1. Refletir sobre a alteridade e o respeito as diferenças, reconhecendo o direito a liberdade de expressão religiosa do outro.
2. Identificar as diferentes tradições religiosas, reconhecendo sua importância.

CONTEÚDOS:
1. Valorização de si mesmo e do outro;
2. As pessoas e suas diferentes crenças;
3. Diversidade das opções religiosas;
4. Tradições religiosas africanas e afro-brasileiras;
5. Diversidade religiosa no Brasil e no mundo.

CRITÉRIOS:

VERIFICAR SE O(A) ALUNO (A):

1.Reconhece o outro, vivenciando o respeito as diferenças religiosas no convívio social.
2.  Identifica a diversidade religiosa, dialogando com pessoas de outras crenças religiosas.

METODOLOGIA:

Iniciar com uma pesquisa sobre as tradições religiosas afro- brasileiras, a  partir do Candomblé, Umbanda e Jurema.
Leitura de textos relacionados ao tema.
Assistir vídeos e filmes relacionados ao tema;
Análise de dados referentes as Religiões na África, presença das religiões ocidentais e orientais.
Construir maquetes de espaços religiosos.
Construir objetos utilizados em diferentes rituais: mascaras, instrumentos musicais etc.

MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS

Textos de reflexão e pesquisa;
Livros de literatura afro-brasileira.
Vídeos de documentários, filmes e desenhos animados.
Materiais para a confecção de máscaras etc.

RESULTADOS 

A avaliação será realizada no final da sequencia didática.


REFERENCIAS:
www.acordacultura.com.br
profkerinensinoreligioso.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário