quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

OFICINA: É FAZENDO QUE SE APRENDE




OFICINA DE BONECA ABAYOMI

Tradição vinda da África, a boneca Abayomi - palavra de origem iorubá (tribo africana), expressa a evolução de um sentimento traduzido como dor. Em condições insalubres, dentro de navios negreiros, vinham ho­mens, mulheres e crianças negras para serem vendidos como escravos. Devido às péssimas condições de acomodação destes navios, as crianças ficavam agitadas, in­quietas e doentes. Muitas morriam ali mesmo. Para minimizar tamanho sofrimento, as mães arrancavam a barra de suas saias e criavam bonecas com tiras de pano, chamadas Abayomi, para seus filhos brincarem e assim poderem acalmá-los e distraí-los.
Abayomi significa "ENCONTRO PRECIOSO" e pode ser traduzido como: "Ofe­reço para você o melhor que tenho em mim". As bone­cas Abayomi são sempre negras, feitas de maneira muito simples, com sobras de panos amarrados e sem costuras. Poder trazer para sala de aula esta história rica em va­lores, cultura, superação, sentimentos e lição de vida é criar oportunidade para que as pessoas conheçam mais sobre a cultura africana, que é uma das mais importan­tes na formação do povo brasileiro.
 O presentear com a boneca  Abayomi transcende o simples gesto de “dar uma boneca a alguém” ao ofertar  uma Abayomi , você estará oferecendo o melhor de si com carinho e desprendimento, já que as mães africanas faziam  as bonecas para as filhas com o que  elas tinham de melhor naquele momento... as barras de suas saias:
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
●Meia fina de nylon (preta), ou tiras de tecido preto para o corpo;
●Retalhos de tecidos coloridos para as roupas;
●Fitas de bebê ou pedaços de lãs coloridas para adornar os cabelos;
●Linha fina para amarrar as extremidades: pés e mãos.

COMO FAZER:
●Para começar estimule sua criatividade e... Mãos à obra!
●Cortar cinco tiras(10 ou 15 cm) de meia de nylon, para o corpo e membros.
●Juntar as cinco tiras e amarrar com fio para formar a cabeça e separar os dois braços; depois formar o quadril para separar as pernas.
●Dar nós nas pontas para definir cabelos, mãos e pés.
●Recortar tecidos coloridos para fazer as roupas.
●Se desejar pode amarrar uma alça atrás da cabeça para pendurar ou utilizar como chaveiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário