sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

MODELO: ARTIGO


MODELO: TITULO DO ARTIGO

1 INTRODUÇÃO
A introdução deve apresentar uma visão geral sobre o tema abordado, a questão, o problema, a justificativa e os objetivos.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Deve ser objetivo e apresentar apenas as correntes teóricas e autores mais importantes sobre o tema, de forma a subsidiar a discussão.
3 METODOLOGIA
Explicar, sucintamente, o percurso metodológico utilizado. Universo (local), população alvo e sujeitos (pessoas), instrumento(s) e análise dos dados.
4 RESULTADOS PARCIAIS/FINAIS
Apresentar de forma objetiva os resultados pretendidos e/ou obtidos até o momento.
5 CONSIDERAÇÕES PARCIAIS/FINAIS
Apresentar as reflexões realizadas até o momento, os aspectos relevantes sobre o trabalho e as recomendações que se façam necessárias.
REFERÊNCIAS
As referências devem observar a norma da ABNT NBR 6023/2002.



OBSERVAÇÕES:
1.    Informações gerais:
§  Tamanho do papel A4;
§  Margens: superior e esquerda 3,0 cm;
§  Margens: inferior e direita 2,0 cm;
§  Fonte: Arial
§  Espaçamento: 1,5;
§  Título do Trabalho:  tamanho 14, caixa alta
§  Textos/conteúdos: negrito, tamanho 12;
§  Subtítulos: tamanho 12;
§  Textos/conteúdos: tamanho 12;
§  Referências: tamanho 12; espaçamento simples entre suas linhas;
§  Negrito, itálico ou sublinhado somente deve ser usado se for extremamente necessário;
§  A sigla deve ser apresentada primeiramente por extenso, seguida da sigla propriamente dita entre parênteses. Ex.: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
2.    A numeração progressiva e alíneas das seções do documento devem respeitar a norma ABNT NBR 6024/2003, cujo conteúdo estabelece a seqüência lógica e o inter-relacionamento dos conteúdos do documento.
3.    As citações devem respeitar a norma NBR 10.520/2002, da ABNT, cujo conteúdo especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.
4.    A identificação de gráfico, figura, quadro, fotografia, mapa, etc. menciona-se na parte inferior da ilustração, com título específico, seguido de seu número (algarismo arábico) na ordem de ocorrência no texto. Deve-se mencionar a fonte e/ou a legenda explicativa. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do texto a que se refere, centralizada ao tamanho do papel. Ver a norma ABNT NBR 14.724/ 2005. Ex.:

5.    A identificação de tabela menciona-se na parte superior da tabela, com título específico, seguido de numeração (algarismo arábico) independente e consecutiva na ordem de ocorrência no texto. A fonte e/ou legenda explicativa, bem como notas são mencionadas na parte inferior da tabela. A tabela deve ser inserida o mais próximo possível do texto a que se refere, centralizada ao tamanho do papel. Ver a norma tabular do IBGE /1993. Ex.:

Tabela 1 – Modelo de Tabela.
Modelo
Tabela
Modelo 1
Tabela 1
Modelo 2
Tabela 2
Fonte: Geincos – 2011.
Legenda: Tabela elaborada em 2010, a partir da norma IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário