sábado, 8 de dezembro de 2012

AS PESSOAS E SUAS ESPIRITUALIDADES




Emerli Schlogl
Muitas pessoas do mundo possuem algum tipo de crença religiosa e seguem uma religião. Nesta, aprendem a realizar diferentes tipos de espiritualidades, que são práticas que conduzem a pessoa a um relacionamento com o mundo espiritual, com Deus, com seu Orixá, seu Guru...
Na índia, por exemplo, muita gente que pratica a religião conhecida como Hinduísmo costuma se banhar enquanto faz suas orações, em um rio chamado Ganges. Para eles, este rio é sagrado e permite que a pessoa se purifique espiritualmente ao mesmo tempo em que entra em contato com Ganga, a divindade representada pelo rio.
No terreiro de Candomblé, as pessoas dançam e, ao dançar, entram em contato com a força dos encantados, conhecidos como Orixás. Essa espiritualidade traz para os seguidores dessa religião bastante Axé, força de vida, alegria e harmonia interior.
É comum que nações indígenas realizem os processos de cura em meio à fumaça do cachimbo (objeto sagrado de culto) e cantos que de algum modo falam diretamente aos espíritos.
Muitos cristãos rezam, como os católicos, ou oram, como os evangélicos. Nessas espiritualidades, os católicos servem-se de frases que, quando pronunciadas, possibilitam-lhes conversar com os santos, com a Virgem Maria, com Deus. As orações possibilitam aos cristãos evangélicos entrar em contato, em diálogo com Jesus e com Deus, visto que não acreditam na intermediação de santos ou de Maria.
Cada religião oferece práticas para os seus seguidores. Essas práticas são chamadas de espiritualidades, pois conectam a pessoa com a dimensão espiritual. Entre muitos outros objetivos para a sua realização estão: o desejo de curar, consolar, purificar, harmonizar, proteger, fortalecer, despertar a consciência, corrigir falhas e também comunicar a Deus, ou aos Deuses, Deusa (conforme a crença de cada um), seu amor, sua devoção e suas súplicas.
Sabendo da importância de cada espiritualidade, é fundamental que nos comportemos respeitosamente em relação à diversidade de práticas das pessoas, cada uma conforme sua cultura, sua tradição familiar, escolha pessoal e fé.

Distribuir o texto que segue.
 ATIVIDADE 2 
Dialogar sobre o  texto.
Exibir trechos de filmes que mostrem alguma espiritualidade. Trechos de filmes que mostrem alguma espiritualidade. Sugestões: "Besouro", "O Pequeno Buda", na parte em que os monges estão meditando; o filme e documentário "Xingu", na parte em que se realiza a pajelança sobre a mulher que está para dar à luz; também trechos de filmes que mostrem alguém na igreja fazendo suas preces, alguém fazendo oferendas na praia ou dançando no terreiro.
Dividir em grupos, com até seis elementos em cada um, elaborar um cartaz com desenhos que expressem pessoas em diferentes práticas espirituais. Peça que contemplem em seus cartazes espiritualidades de religiões de matriz ocidental, oriental, africana e indígena. Socialize a opinião do grupo sobre seus cartazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário