quinta-feira, 8 de novembro de 2012

História e Cultura Afro- brasileira - Atividades



Vovó Brandina
Caxinguelê - Lepê Correia

Tá aí, vovó Brandina
Meus filhos, meus pais, teus netos
Tá aí, negra velha minha,
Bisavó, dos meus poemas
Mãe do parir deste canto
Negro e belo que é teu par.
Conta histórias do engenho
Da moenda, do cercado
Do chicote e homens bravos
Da pele ebanificada....
Texto B

Babá Alapalá

Gilberto Gil

Aganjú
Xangô
Alapalá, alapalá
Alapalá
Xangô
Aganjú
O filho perguntou pro pai
Onde é que tá meu avô
O meu avô
Onde é que tá
O pai perguntou pro avô
Onde é que tá meu bisavô
Meu bisavô onde é que tá
Avô perguntou bisavô
Onde é que tataravô
Tataravô onde é que tá
Tataravô,
Bisavô
Avô
Pai Xangô, Aganjú
Viva
Egum
Babá
Alapalá
Aganjú
Xangô
Alapalá, alapalá
Alapalá
Xangô
Aganjú
Alapaláegum
Espírito elevado ao céu
Machado alado
Asas do anjo de aganjú
Alapaláegum
Espírito elevado ao céu
Machado astral
Ancestral do metal
Do ferro natural
Do corpo embalsamado
Preservando em bálsamo sagrado
Corpo eterno e nobre
De um rei nagô
Xangô

a) Releia os textos. Qual deles faz referência a um período específico da história da população negra no Brasil? Qual deles faz referência à cultura africana, especificamente a que povo?

b) Investigue quem é a pessoa negra mais antiga do bairro ou da comunidade próxima. Se possível, grave uma entrevista com ela. Para isso, prepare um roteiro sobre as questões a serem feitas.

 d) Quais as marcas de oralidade presentes nos textos?

http://www.ceao.ufba.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário