domingo, 4 de novembro de 2012

Trabalhando com identidades, memórias e territorialidades na escola.



Investigando origens e descobrindo histórias familiares e de pessoas de sua localidade
Quem são nossos familiares?
De onde vieram?
E seus antepassados, vieram de onde?
Quais memórias esses antepassados guardam sobre as experiências vivenciadas e os conflitos?
Que outras histórias, das pessoas dessa localidade, valem a pena ser conhecidas?
Questões orientam a investigação que tenha foco nas histórias de vida dos antepassados dos alunos e a relação dessas histórias com processos históricos mais amplos, envolvendo a localidade, região ou mesmo o país. Entre as atividades possíveis de serem desenvolvidos, sugerimos:
Oficina de análise de imagens veiculadas por livros didáticos
Realização de oficina de análise de imagens veiculadas por livros didáticos de história e de outras áreas de conhecimento, em diferentes épocas.
Com os alunos reunir e trazer para a sala de aula, livros didáticos que tratem de temáticas relacionadas à história do Brasil e que abordem o tema da escravidão. É interessante coletar livros que foram usados em outras épocas, pois permitem perceber as diferenças e semelhanças, as mudanças e permanências. Os alunos devem identificar e analisar as imagens, procurando perceber:
►A presença de imagens que enfatizam os castigos físicos e outras formas de violência sofridas pelos negros escravizados, as imagens contribuem para alimentar um imaginário que reserva aos negros quase exclusivamente – e erroneamente - o lugar de vítimas passivas diante da violência da escravidão;
►A presença de imagens que enfatizam as diferentes formas de trabalho no período escravista elas contribuem para reforçar uma representação que enxerga esses sujeitos apenas como “mão-de-obra” escrava, desconhecendo outras formas de atuação política, social e cultural dos mesmos;
►A presença de imagens que enfatizam diferentes formas de participação e atuação de africanos e afro-brasileiros, nos campos político, social e cultural;

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