- DEVE SER ABORDADO NA ESCOLA DURANTE TODO ANO LETIVO E NÃO SOMENTE EM DATAS ESPECÍFICAS.
COMO FAZER VALER
A LEI?
- DEVE SER INCLUÍDA
NO CURRÍCULO, NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, NAS REUNIÕES DE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES.
O QUE NÃO PODEMOS MAIS FAZER?
- TRATAR A LEI COMO CURSO,
OFICINA, SEMINÁRIO PARA DEPOIS SER ESQUECIDA PELAS ESCOLAS.
COMO APROVEITAR O ESPAÇO ESCOLAR COMO NO MOMENTO PEDAGÓGICO PARA DISCUTIR
A DIVERSIDADE?
A IDENTIDADE ÉTNICA PASSA PELAS INDAGAÇÕES:
- QUEM SOU EU?
- QUAL A MINHA DESCENDÊNCIA?
- OS MEUS ANTEPASSADOS, QUEM FORAM?
- DE ONDE VIERAM?
- O QUE FIZERAM?
QUAL O CAMINHO
DA MUDANÇA?
- A
INTERDISCIPLINARIDADE E MULTIDISCIPLINARIDADE.
- A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E
MULTIDISCIPLINAR DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE PROJETOS.
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
- estudo da arte de
origem africana e afro descendentes.
- culinária
- estudo dos
grandes compositores negros no Brasil
- estudo e
confecção de máscaras pontuando a sua importância na cultura africana.
- LINGUA PORTUGUESA
- influências
africanas no vocabulário brasileiro.
- poetas africanos
- poetas e
escritores negros no Brasil
- letras de musicas
que abordem a trajetória do negro no Brasil, que homenageiem grandes
personalidades negras, que falem sobre a discriminação racial, que citem a
importância da diversidade cultural no nosso País...
- comparar obras de
escritores negros brasileiros de acordo com a posição que os personagens negros
são apresentados em suas obras.
- HISTÓRIA
- África
pré-colonial, seus reis e rainhas formação da população brasileira.
- grandes líderes
políticos negros no Brasil e no Mundo.
- a contribuição de
pessoas influentes sobre a luta do negro no Brasil, desde o Brasil Colônia até
os dias de hoje, como políticos, poetas, escritores, artistas...
- mitologia
comparada.
- GEOGRAFIA
- as riquezas
naturais da África, origem da raça humana, formação da população no Brasil.
- estudos dos
países pertencentes ao Continente Africano de onde partiram os negros
escravizados no Brasil.
- estados
brasileiros onde a presença do negro foi primordial para a formação cultural do
local.
- MATEMÁTICA
- estudo de
tabelas, percentuais, dados estatísticos (IBGE).
- CIÊNCIAS
- estudo da
formação genética do povo brasileiro
- composição
nutricional da culinária africana
- estudo sobre
epidemias/qualidade de vida na África.
- EDUCAÇÃO FÍSICA
- estudo da
capoeira, ritmos.
- ENSINO RELIGIOSO
- a identidade, a
ética, o respeito, a diversidade cultural, o sincretismo religioso.
- poetas africanos
- poetas e
escritores negros no Brasil
- letras de musicas
que abordem a trajetória do negro no Brasil, que homenageiem grandes
personalidades negras, que falem sobre a discriminação racial, que citem a
importância da diversidade cultural no nosso País...
- comparar obras de
escritores negros brasileiros de acordo com a posição que os personagens negros
são apresentados em suas obras.
- HISTÓRIA
- África
pré-colonial, seus reis e rainhas formação da população brasileira.
- grandes líderes
políticos negros no Brasil e no Mundo.
- a contribuição de
pessoas influentes sobre a luta do negro no Brasil, desde o Brasil Colônia até
os dias de hoje, como políticos, poetas, escritores, artistas...
- mitologia
comparada.
- GEOGRAFIA
- as riquezas
naturais da África, origem da raça humana, formação da população no Brasil.
- estudos dos
países pertencentes ao Continente Africano de onde partiram os negros
escravizados no Brasil.
- estados
brasileiros onde a presença do negro foi primordial para a formação cultural do
local.
- MATEMÁTICA
- estudo de
tabelas, percentuais, dados estatísticos (IBGE).
- CIÊNCIAS
- estudo da
formação genética do povo brasileiro
- composição
nutricional da culinária africana
- estudo sobre
epidemias/qualidade de vida na África.
- EDUCAÇÃO FÍSICA
- estudo da
capoeira, ritmos.
- ENSINO RELIGIOSO
- a identidade, a
ética, o respeito, a diversidade cultural, o sincretismo religioso.
Fonte: Projetos Educacionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário