A
questão racial como conteúdo multidisciplinar durante o ano letivo
É
fundamental fazer com que o assunto não seja reduzido a estudos esporádicos ou
unidades didáticas isoladas. A Questão racial pode e deve ser assunto para
todas as propostas de trabalho, projetos e unidades de estudo de todo o ano
letivo!
Reconhecimento
e valorização das contribuições reais do negro e do índio a nação brasileira
Ao
estudar o segmento negro, indígena ou outros diferentes grupos sociais, atentar
para visualizá-los com consciência e dignidade, enfatizando as contribuições
sociais, econômicas, culturais, seus pontos positivos e negativos,
experiências, estratégias e valores. Tratar com superficialidade, banalizando
e/ou folclorizando sua cultura, estudando apenas aspectos relativos a seus
costumes, alimentação, vestimenta ou rituais festivos é um equívoco que não
pode acontecer no ambiente escolar.
Desconstrução
de estereótipos e preconceitos atribuídos ao grupo negro e indígena
A
visão de que as diferenças entre grupos não tem nada a ver com Superioridade ou
Inferioridade dos mesmos deverá ser cultivada no ambiente escolar, comprometido
com a construção de uma metodologia anti-racista
Evitar
uso de material pedagógico contendo imagens estereotipadas do negro e do índio,
com repudio as atitudes preconceituosas e discriminatórias.
A
escola deve pautar sua prática escolar no reconhecimento, aceitação e respeito
à diversidade racial e articular estratégias para o fortalecimento da auto- estima
e do orgulho ao pertencimento racial de seus alunos. Banir de seu ambiente
qualquer texto, referência, descrição, decoração, desenho, qualificativo ou
visão que construir ou fortalecer imagens estereotipadas do negro, índio ou de
qualquer outro coletivo diferente, é imprescindível.
Uma
maior atenção a expressão verbal escolar cotidiana
A
escola deverá estar alerta quanto à linguagem utilizada no cotidiano escolar, pois
esta é fortemente expressiva. Eufemismo para se referir ao pertencimento racial
do aluno, falas que depreciam o negro e o índio e sua cultura, apelidos depreciativo-relacionados
à cor, comparação, usando-se a cor branca como símbolo do que é limpo e a cor
preta simbolizando o que é sujo e ruim, deverão ser abolidos. As falas diretas,
de respeito e valorização do grupo racial negro por parte dos educadores,
ajudarão sensivelmente na construção positiva da identidade racial dos alunos.
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