sexta-feira, 13 de julho de 2012

PRINCÍPIOS NORTEADORES QUANTO AO TRATO DA QUESTÃO RACIAL NO COTIDIANO ESCOLAR


 
  A questão racial como conteúdo multidisciplinar durante o ano letivo
  É fundamental fazer com que o assunto não seja reduzido a estudos esporádicos ou unidades didáticas isoladas. A Questão racial pode e deve ser assunto para todas as propostas de trabalho, projetos e unidades de estudo de todo o ano letivo!
  Reconhecimento e valorização das contribuições reais do negro e do índio a nação brasileira
  Ao estudar o segmento negro, indígena ou outros diferentes grupos sociais, atentar para visualizá-los com consciência e dignidade, enfatizando as contribuições sociais, econômicas, culturais, seus pontos positivos e negativos, experiências, estratégias e valores. Tratar com superficialidade, banalizando e/ou folclorizando sua cultura, estudando apenas aspectos relativos a seus costumes, alimentação, vestimenta ou rituais festivos é um equívoco que não pode acontecer no ambiente escolar.
  Desconstrução de estereótipos e preconceitos atribuídos ao grupo negro e indígena
  A visão de que as diferenças entre grupos não tem nada a ver com Superioridade ou Inferioridade dos mesmos deverá ser cultivada no ambiente escolar, comprometido com a construção de uma metodologia anti-racista

  Evitar uso de material pedagógico contendo imagens estereotipadas do negro e do índio, com repudio as atitudes preconceituosas e discriminatórias.
  A escola deve pautar sua prática escolar no reconhecimento, aceitação e respeito à diversidade racial e articular estratégias para o fortalecimento da auto- estima e do orgulho ao pertencimento racial de seus alunos. Banir de seu ambiente qualquer texto, referência, descrição, decoração, desenho, qualificativo ou visão que construir ou fortalecer imagens estereotipadas do negro, índio ou de qualquer outro coletivo diferente, é imprescindível.
  Uma maior atenção a expressão verbal escolar cotidiana
  A escola deverá estar alerta quanto à linguagem utilizada no cotidiano escolar, pois esta é fortemente expressiva. Eufemismo para se referir ao pertencimento racial do aluno, falas que depreciam o negro e o índio e sua cultura, apelidos depreciativo-relacionados à cor, comparação, usando-se a cor branca como símbolo do que é limpo e a cor preta simbolizando o que é sujo e ruim, deverão ser abolidos. As falas diretas, de respeito e valorização do grupo racial negro por parte dos educadores, ajudarão sensivelmente na construção positiva da identidade racial dos alunos.

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