terça-feira, 3 de julho de 2012

A Criação do Universo




(Conto IORUBÁ da Nigéria e de outros países da África Ocidental)

Quando ainda não existia nada como conhecemos hoje, havia apenas uma grande extensão de céu e uma enorme extensão de mar. Olorum era o rei e deus do céu e Olocum era a rainha e deusa do mar. Os dois reinos estavam totalmente separados e nunca houvera nenhum conflito entre as duas divindades. Olorum estava satisfeito com seu reino e quase nunca sabia de nada do que acontecia abaixo do céu. Olocum também estava contente com seu reino, embora ali não houvesse estava contente com seu reino, embora ali não houvesse vegetação nem criatura de espécie alguma.
Mas o jovem aprendiz de deus Obatalá, que não concordava muito com essa divisão, olhou para baixo lá de cima do céu e disse a si mesmo:
- O reino que temos abaixo de nós tem um aspecto deplorável. É preciso fazer alguma coisa para melhorá-lo! Se pelo menos houvesse montanhas e bosques para dar-lhe outro aspecto e um pouco mais de cor!
Foi assim que Obatalá decidiu ir ver seu rei Olorum para explicar-lhe sua idéia.
- Preciso admitir que você tem razão. As montanhas e os vales que você descreve seriam muito melhores que essa mancha cinza imensa que temos lá em baixo. Mas quem vai criar esse novo mundo? E de que jeito? – disse Olorum.
- Se você deixar, eu mesmo vou tentar – respondeu Obatalá, com voz segura.
- Está bem. Tem minha permissão. Mas antes você terá que ir ver meu filho Orunmilá. Você já sabe que ele tem o poder de prever acontecimentos futuros e de encontrar soluções.
No dia seguinte, Obatalá foi ver o filho de Olorum. Depois de fazer seu ritual de adivinhação, Orunmilá disse:
- Você precisa encontrar uma corrente de ouro tão comprida que lhe permita descer do céu até as águas do reino que temos embaixo. Ao descer, tem que levar junto um caracol cheio de areia, uma galinha branca, um gato preto e uma tâmara. É tudo o que você necessita para conseguir seu intento.
Obatalá ouviu-o atentamente. A primeira coisa que fez foi ir ver um ferreiro para encomendar-lhe a corrente de ouro. Mas acontece que ele não tinha ouro suficiente. Assim, teve que visitar todos os deuses do reino de Olorum para pedir que lhe dessem ouro para fabricar a corrente mais comprida possível. Quando a corrente ficou pronta, Orunmilá deu um saco a Obatalá. Dentro dele havia tudo de que ele precisava: o caracol cheio de areia, a galinha branca, o gato preto e a tâmara. O jovem deus amarrou o saco nas costas e começou a descer pela corrente até as águas. Descia e descia lentamente, sentindo a umidade que subia das águas. Até que a corrente acabou..., mas ele ainda estava alto demais para pular! De repente, ouviu a voz de Orunmilá, que lhe ditava o que devia fazer:
- Pegue o caracol que você tem dentro do saco e jogue toda a areia na água!
Obatalá fez o que lhe dizia Orunmilá.
- Agora jogue a galinha – gritou Orunmilá.
Obatalá pegou a galinha do saco e a jogou nas águas. A galinha fio cair onde havia caído antes a areia. Tentava caminhar por cima das águas para não se afogar, e os grãos de areia iam se transformando em terra firme e seca. Os grãos maiores se convertiam em montes e, entre os montes, apareciam vales. Obatalá decidiu que já podia pular da corrente. Caiu sobre a terra e andou todo sorridente. Agora havia terra em todas as direções. NO lugar onde caiu ao saltar da corrente, ou seja, no primeiro pedaço de terra pisou, ele abriu um buraco com as mãos e plantou a tâmara. Imediatamente a tâmara se transformou numa palmeira e um pouco adiante apareceu outra, e outra, e mais uma... Com alguns troncos de palmeira caídos e algumas folhas, Obatalá construiu uma cabana e ali viveu feliz em companhia do gato preto.
A deusa Olocum estivera observando todo o processo de criação daquele novo reino entre o céu e o mar e achou que estava bom. E desde aquele instante Obatalá se converteu no deus e rei da terra. E tudo começou a ser tal como conhecemos hoje.


Livro – O Príncipe medroso e outros contos africanos
Autora – Ann Soler-Pont

Nenhum comentário:

Postar um comentário