CONSIDERAÇÕES
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As orientações curriculares apresentadas no Livro
“Orientações curriculares proposição de expectativas de aprendizagem. Ensino
Fundamental I” não dialogam com as orientações curriculares do Livro
“Orientações curriculares – proposição de expectativas de aprendizagem para a
Educação Étnico-Racial”.
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Como se
observar nas tabelas abaixo, as orientações curriculares para o ensino
fundamental estão pautadas em três grandes áreas do conhecimento: Língua
Portuguesa e Matemática; Natureza e Sociedade; Artes e Educação Física.
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O mesmo não acontece nas orientações
curriculares para a Educação Étnico-Racial onde as áreas do conhecimento não
estão centradas em três grandes áreas e as atividades propostas estão
alicerçadas na prática pedagógica, ou seja, em possíveis atividades que podem
ser executadas na sala de aula nas disciplinas de Matemática, Ciências, Artes,
Língua Portuguesa e Geografia.
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A partir dessa constatação, o presente trabalho
propõem uma sistematização e o diálogo entre as orientações curriculares apresentadas
incluindo as temáticas relativas à população afrodescendente.
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MATEMÁTICA
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Orientações curriculares Ensino Fundamental
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Expectativas de Aprendizagem para a Educação
Étnico-Racial
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As orientações estão alicerçadas na prática
pedagógica.
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Práticas na sala de aula da Matemática:
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Pesquisar e reproduzir, por meio de desenhos e
maquetes, as pirâmides;
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Reconhecer os elementos dos polígonos que as
compõem;
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Pesquisar jogos africanos e aprender a jogá-los;
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Montar colchas de retalhos, painéis, máscaras,
reconhecimento a geometria e a simetria presente na arte africana;
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Analisar a matemática do jogo de búzios;
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Construir procedimentos para organizar,
representar e interpretar dados por meio de tabelas e gráficos estatísticos,
com freqüência em porcentagens, baseados na proposta de conhecer a realidade e
a formação do povo brasileiro;
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Estudar escala por meio da construção do mapa do
continente africano.
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Práticas na sala de aula da Literatura
e o ensino da Língua Pátria:
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Pesquisar sobre a influência das línguas
africanas na língua pátria;
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Selecionar livros e dividir em grupos e
pesquisar sobre a vida dos escritores e escritoras afro-brasileiros;
•
Montar um dicionário ou glossário ilustrado
sobre palavras;
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Bingo de palavras de origem africana
•
Trabalhar com música e poesia.
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Exemplo:
estudar a história da música e compositores afro-brasileiros.
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Práticas na sala de aula de Ciências:
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Pensar a ciência na perspectiva da Lei nº 10639/03
é descortinar estereótipos relacionados aos africanos e afro-
brasileiros, e que sempre relegou essa população à artes e a folclorização;
•
Ressaltar a importância do saber científico no
antigo Egito;
•
Investigar o Egito e sua riqueza arquitetônica e
científica;
•
Fazer uma taxonomia de ervas medicinais e suas
utilidades nas feiras.
•
Identificar os problemas ambientais comparativamente.
Exemplo: Brasil e continente africano.
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Práticas na sala de aula de Geografia:
•
Comparar aspectos geográficos, físicos e
humanos da África e do Brasil;
•
Investigar os quilombos brasileiros
•
Reconhecer as regiões onde a maioria da
população é negra;
•
Analisar as condições socioeconômicas desses
territórios .
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Práticas na sala de aula de Artes:
•
Fazer um levantamento da influência da música africana
na brasileira;
•
Ouvir músicas africanas e trabalhar a compreensão
e sensibilização;
•
Pesquisar instrumentos africanos e
afro-brasileiros: confeccioná-los
•
Visitar ateliês de artistas negros;
•
Pesquisar sobre a arte negra: máscaras e significados;
confeccionar máscaras, contar histórias sobre culturas africanas;
•
Visitar museus e verificar a presença negra ou a
ausência;
•
Pesquisar sobre danças de matriz africana;
•
Promover mostra de danças, articulando-a com literatura,
artes plásticas, história, língua portuguesa, música.
Fonte: Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnicorracial
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