quinta-feira, 19 de julho de 2012

Orientações curriculares e Expectativas de Aprendizagem- considerações do Programa de Orientação Curricular do Ensino Fundamental.


CONSIDERAÇÕES
       As orientações curriculares apresentadas no Livro “Orientações curriculares proposição de expectativas de aprendizagem. Ensino Fundamental I” não dialogam com as orientações curriculares do Livro “Orientações curriculares – proposição de expectativas de aprendizagem para a Educação Étnico-Racial”.
        Como se observar nas tabelas abaixo, as orientações curriculares para o ensino fundamental estão pautadas em três grandes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática; Natureza e Sociedade; Artes e Educação Física.
       O mesmo não acontece nas orientações curriculares para a Educação Étnico-Racial onde as áreas do conhecimento não estão centradas em três grandes áreas e as atividades propostas estão alicerçadas na prática pedagógica, ou seja, em possíveis atividades que podem ser executadas na sala de aula nas disciplinas de Matemática, Ciências, Artes, Língua Portuguesa e Geografia.
       A partir dessa constatação, o presente trabalho propõem uma sistematização e o diálogo entre as orientações curriculares apresentadas incluindo as temáticas relativas à população afrodescendente.
        
       MATEMÁTICA
       Orientações curriculares Ensino Fundamental
       Expectativas de Aprendizagem para a Educação Étnico-Racial
       As orientações estão alicerçadas na prática pedagógica.
       Práticas na sala de aula da Matemática:
       Pesquisar e reproduzir, por meio de desenhos e maquetes, as pirâmides;
       Reconhecer os elementos dos polígonos que as compõem;
       Pesquisar jogos africanos e aprender a jogá-los;
       Montar colchas de retalhos, painéis, máscaras, reconhecimento a geometria e a simetria presente na arte africana;
       Analisar a matemática do jogo de búzios;
       Construir procedimentos para organizar, representar e interpretar dados por meio de tabelas e gráficos estatísticos, com freqüência em porcentagens, baseados na proposta de conhecer a realidade e a formação do povo brasileiro;
       Estudar escala por meio da construção do mapa do continente africano.

       Práticas na sala de aula da Literatura e o ensino da Língua Pátria:
       Pesquisar sobre a influência das línguas africanas na língua pátria;
       Selecionar livros e dividir em grupos e pesquisar sobre a vida dos escritores e escritoras afro-brasileiros;
       Montar um dicionário ou glossário ilustrado sobre palavras;
       Bingo de palavras de origem africana
       Trabalhar com música e poesia.
        Exemplo: estudar a história da música e compositores afro-brasileiros.

       Práticas na sala de aula de Ciências:
       Pensar a ciência na perspectiva da Lei nº 10639/03 é descortinar estereótipos relacionados aos africanos  e  afro- brasileiros, e que sempre relegou essa população à artes e a folclorização;
       Ressaltar a importância do saber científico no antigo Egito;
       Investigar o Egito e sua riqueza arquitetônica e científica;
       Fazer uma taxonomia de ervas medicinais e suas utilidades nas feiras.
       Identificar os problemas ambientais comparativamente. Exemplo: Brasil e continente africano.

       Práticas na sala de aula de Geografia:
       Comparar aspectos geográficos, físicos e  humanos da África e do Brasil;
       Investigar os quilombos brasileiros
       Reconhecer as regiões onde a maioria da população é negra;
       Analisar as condições socioeconômicas desses territórios .

       Práticas na sala de aula de Artes:
       Fazer um levantamento da influência da música africana na brasileira;
       Ouvir músicas africanas e trabalhar a compreensão e sensibilização;
       Pesquisar instrumentos africanos e afro-brasileiros: confeccioná-los
       Visitar ateliês de artistas negros;
       Pesquisar sobre a arte negra: máscaras e significados; confeccionar máscaras, contar histórias sobre culturas africanas;
       Visitar museus e verificar a presença negra ou a ausência;
       Pesquisar sobre danças de matriz africana;
       Promover mostra de danças, articulando-a com literatura, artes plásticas, história, língua portuguesa, música.
 Fonte: Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnicorracial

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